Tipos de trabalho voluntário: quais são e como funcionam?

Vagas de trabalho voluntário, como tudo na vida, vêm em todas as formas e tamanhos. Pode ser vantajoso ter uma noção dos méritos individuais de cada um deles e, mais importante, qual estilo é mais adequado para você. A seguir, apresentamos diversos tipos de trabalho voluntário – e os programas podem ter mais de um tipo (por exemplo, você pode participar de um voluntariado online e recorrente ou este pode ser online e pontual).

Cada tipo de trabalho voluntário tem suas próprias vantagens e desvantagens, por isso, antes de iniciar sua pesquisa de vagas, considere fazer uma lista de quais são tipos de vaga se encaixam melhor para você.

Trabalho voluntário pontual

O trabalho voluntário pontual é aquele que normalmente dura pouco tempo e termina em um período determinado. Alguns exemplos:

Em alguns casos, o trabalho pode ser pontual, mas ser um projeto e durar mais tempo. Por exemplo, se você criar um site para uma instituição, pode ser que demore 1 mês para realizar o trabalho, mas o voluntariado é pontual, uma vez que o trabalho acaba quando o site for entregue.

O trabalho voluntário pontual é a melhor forma de conhecer uma instituição de perto na prática. Você tem a oportunidade sentir na pele as pessoas que trabalham ou são beneficiadas pela instituição e assim decidir se quer continuar atuando como voluntário na instituição.

Para encontrar o tipo de trabalho voluntário pontual é muito fácil, acesse aqui, veja as opções e comece agora.

 

Trabalho voluntário recorrente

O trabalho voluntário recorrente é aquele que tem continuidade, ou seja, pode demorar semanas, meses ou até anos. Independente da quantidade do tempo, é muito importante que ONG e voluntário estejam alinhados de quanto tempo o voluntário irá atuar. Por exemplo, o voluntário pode se comprometer por 3 meses, 1 semestre ou o ano todo.

A pessoa que atua de forma recorrente precisa ter consciência que a instituição tem a expectativa de que o voluntário irá participar no período determinado. Ou seja, a ONG conta com este voluntário e por isso é fundamental que o voluntário saiba as datas e horários que pode se comprometer.

Alguns tipos de trabalho voluntário recorrente são:

  • Contar histórias semanalmente para crianças de uma creche
  • Dar mentoria quinzenal para jovens empreendedores
  • Oferecer uma oficina de artes (ex. tricô, pintura, etc.) ou de esportes (ex. yoga, alongamento) para idosos
  • Gerenciar as mídias sociais de uma instituição, agendando todos posts da ONG às segundas à noite

Para encontrar o tipo de trabalho voluntário recorrente é muito fácil, acesse aqui, veja as opções e comece agora.

 

Trabalho voluntário à distância ou online

O trabalho voluntário online é aquele que você pode fazer na sua casa, no seu trabalho ou onde for mais conveniente para você. O trabalho voluntários à distância pode ser tanto pontual como recorrente. Mesmo sendo online, a instituição costumar acompanhar o trabalho do voluntário e muitas vezes organiza dias de visita para que o voluntário conheça de perto a causa que está ajudando. 

Alguns exemplos são:

  • Trabalhos de comunicação (design, voluntários para redes sociais, etc.)
  • Trabalhos de tecnologia (ex. desenvolvimento de um site)
  • Trabalhos administrativos

Volunturismo

Volunturismo é um neologismo: a mistura de voluntariado com turismo (Volun + Turismo). Nessa modalidade, o voluntário normalmente viaja a alguma comunidade e atua como voluntário por tempo determinado. É muito comum as pessoas viajarem para outros países, seja na África ou no Sudeste Asiático, mas muitas comunidades no Brasil precisam do apoio de voluntários. Ou seja, dá para conhecer o Brasil a ainda fazer o bem.

 

Outros tipos de voluntário: 

Os tipos de trabalho voluntário acima são os principais, mas existem outros.

Voluntariado em atividades-fim: são atividades que acontecem na ponta, ou seja, no objetivo da instituição, normalmente diretamente com os beneficiados da instituição.

Voluntariado em atividades-meio (ou institucional): são atividades nas áreas administrativas, financeiras, de comunicação ou RH da instituição. Normalmente não há o contato com o público final da instituição.

Voluntariado baseado em habilidades: são atividades em que o voluntário utiliza uma habilidade específica. Nesta modalidade, a ONG pode solicitar a comprovação da qualificação, solicitando o currículo, títulos ou mesmo fazendo um teste.

 

Agora que você conhece os tipos de trabalho voluntário, ESTÁ NA HORA DE COMEÇAR! Clique aqui e encontre uma vaga que combina com você!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu