11 benefícios para quem faz trabalho voluntário

Benefícios do trabalho voluntário

 

Algumas pessoas dizem não ter tempo para fazer trabalho voluntário e enxergam como uma atividade que só beneficia a outros. Porém a verdade é que os benefícios do voluntariado no indivíduo são de longo alcance e podem ter um impacto profundo no seu bem-estar, suas relações e carreira. Voluntariado é ótimo para o seu currículo, ajudará a construir amizades, relações e comunidades que podem ser um poderoso antídoto para os problemas de saúde mental que afetam muitas pessoas hoje em dia.

Qual é a causa que você mais se importa? O que é que alimenta a sua paixão e faz com que você conte a todos sobre isso? Pode ser qualquer coisa, desde trabalho com crianças até ajuda humanitária ou proteção dos animais. Seja o que for que puxa as cordas do seu coração, isso merece o seu impulso. Precisa da sua voz!

O voluntariado tem alguns benefícios fantásticos para o voluntário. Alguns benefícios podem parecer óbvios, mas outros você só descobre depois de começar.

Ainda não está convencido de que o voluntariado é para você? Aqui estão 11 maneiras de transformar sua vida.

1. Ajudando os Outros

Quando você se voluntaria, você está causando um impacto direto nas pessoas afetadas por sua causa. Quer você esteja trabalhando com crianças em situação de acolhimento, criando um animal de estimação abandonado ou construindo uma casa com uma família que precisa, você está fazendo uma mudança tangível em sua vida.

Mas o impacto vai além do fato óbvio de que você está ajudando pessoas. Você está dando às pessoas as ferramentas e habilidades necessárias para criar um futuro sustentável. Quando você ajuda a reconstruir uma escola depois de uma enchente, você também está ajudando a reconstruir as amizades que crescem lá. Quando você compartilha um sorriso, está diminuindo a distância entre duas pessoas. Uma das coisas mais essenciais que todas as pessoas precisam é de conexão. Quando você é voluntário, você fornece isso para os outros (e para você mesmo).

 

2. Aprendendo Algo Novo

Embora aprender novas habilidades para melhorar suas perspectivas de carreira seja um dos benefícios mais valiosos do voluntariado, também é aprender algo novo por aprender algo novo! Pode ser descobrir como realizar reparos em uma casa ou construir uma a partir do zero, ou pode ser a oportunidade de praticar sua segunda (ou terceira) habilidade linguística com falantes nativos.

Talvez você veja em primeira mão as questões sociais e ambientais que afetam algumas comunidades. Não importa a experiência voluntária que você decidir, haverá inúmeras oportunidades para aprender novas habilidades práticas, sociais e de comunicação que o ajudarão a prosperar como ser humano.

 

3. Sensibilização

Embora uma doação financeira para uma organização ajude com as necessidades existentes, o voluntariado ajuda a manter a organização e a causa no futuro. Isso porque, quando você se voluntaria, ajuda a aumentar a conscientização sobre a causa e a organização. Você provavelmente faz isso sem perceber conversando com sua família e amigos sobre sua experiência como voluntário e as lições que você aprendeu durante o processo. No entanto, você também pode aumentar a conscientização através de um esforço consciente.

 

4. Vendo o mundo

Um dos benefícios mais empolgantes do voluntariado é a oportunidade de conhecer o mundo e viajar para lugares que talvez você nunca tenha considerado. Enquanto seus amigos podem estar fora de vistas da Europa, você pode estar vivendo com comunidades remotas na Tailândia rural ou ajudando novos filhotes de tartaruga em uma praia intocada. Programas de voluntariado no exterior levam você a uma rota turística fora do comum para descobrir um lado do mundo além dos folhetos e ter uma experiência culturalmente imersiva.

 

5. Obtendo o emprego que você deseja

Quer fazer a transição para um novo campo ou colocar o pé na porta no 3º setor? O voluntariado pode ajudá-lo a fazer a transição para uma carreira totalmente nova. A experiência de voluntariado sempre fortalece o currículo e comprova seu comprometimento com uma causa específica, tornando-o particularmente benéfico para os alunos que estão chegando ao final de seus estudos.

Mas também oferece uma experiência valiosa para profissionais, expondo-os a situações do mundo real que um escritório não pode. Talvez você esteja procurando mais sentido em sua carreira ou fazendo algo que devolva aos outros. O voluntariado é uma ótima maneira de dar os primeiros passos e garantir que sua nova carreira seja adequada para você.

 

6. Melhorando sua saúde física e mental

Você já sabe que a atividade física é boa para o seu coração e saúde. Quando você se voluntaria, você (geralmente) entra em um pouco de exercício. Mas existem outros benefícios para a saúde do voluntariado. Se você está se voluntariando a luz do dia, também terá uma exposição aumentada à vitamina D saudável dos raios solares.

Do ponto de vista da saúde mental, estudo após estudo mostraram que, quando ajudamos os outros, experimentamos uma felicidade duradoura. Há uma grande satisfação em obter o conhecimento que você deu a si mesmo quando ninguém o obriga a fazê-lo. Você pode dar um passo atrás e ver que você fez uma diferença real por uma causa com a qual realmente se importa.

Estudos mostram que aqueles que se voluntariam tendem a ter menores taxas de mortalidade e depressão, assim como maior capacidade funcional. Pesquisa conduzida pela Escola de Saúde Pública de Harvard mostra que “as pessoas que voluntariaram passaram 38% menos noites no hospital” do que não voluntários, com outros estudos notaram que os voluntários tinham melhor saúde, mais resistência e níveis mais baixos de estresse.

Não é apenas porque o voluntariado é muitas vezes de natureza física (marteladas ou trabalhar com crianças que consomem muita energia), mas os efeitos mentais também são positivos. O voluntariado leva a uma maior satisfação pessoal de que você fez a diferença na vida dos outros e muitas vezes ajuda a colocar sua própria vida em perspectiva.

 

7. Construindo Comunidade

Em um mundo que está se tornando cada vez mais individualista à medida que as pessoas lutam para alcançar o sucesso financeiro, os benefícios da comunidade estão sendo gradualmente perdidos. O voluntariado é uma ótima maneira de recuperar essa comunidade e construir comunidades, seja no seu bairro ou em um destino distante no exterior. Isso ajuda a cultivar amizades à medida que você trabalha em prol do bem maior e reduz o isolamento e a solidão sentida por muitas pessoas no mundo moderno.

A interação social é um dos grandes benefícios do voluntariado e tem sido demonstrado por muitos estudos para melhorar a saúde física e mental. Ajuda a diminuir o risco de depressão e ansiedade, estimulando as funções cerebrais e melhorando o sistema imunológico. O voluntariado ajuda a criar laços mais fortes entre amigos, familiares e colegas de trabalho à medida que são reunidos para trabalhar por uma causa maior do que eles próprios.

 

8. Fazendo novos amigos

Este é um benefício que você provavelmente não esperaria, mas quando você se voluntaria, você facilmente faz novos amigos. E eles provavelmente serão amigos para a vida! O voluntariado oferece a você a oportunidade de conhecer pessoas que pensam como você. Pense nisso: você está usando seu tempo concentrado com pessoas que se importam com as mesmas coisas de que você e que têm valores semelhantes. Se você tem uma causa com a qual ambos se importam profundamente, é provável que você tenha outras coisas em comum também. Por exemplo, se você é voluntário de uma organização que revitaliza áreas urbanas, é provável que você encontre pessoas que se preocupam com a conservação dos bairros também!

Quaisquer que sejam suas paixões e interesses, você provavelmente encontrará uma organização de voluntários onde poderá encontrar sua “tribo”.

 

9. Crescimento pessoal e ruptura da sua zona de conforto

Talvez os maiores (e menos discutidos) benefícios do voluntariado sejam as chances de sair da sua rotina diária e quebrar sua zona de conforto. Seja você voluntário localmente em seu bairro ou viajando para o outro lado do mundo, o voluntariado quase sempre vem com desafios que ampliam seu conjunto de habilidades e aumentam seus limites. Esses desafios podem ser desde falar em público até ensinar uma classe ou experimentar uma nova habilidade.

Se você optar pelo voluntariado, ele também oferecerá a oportunidade de experimentar novos alimentos, conhecer novas culturas e conhecer pessoas com origens muito diferentes de você. Sempre que você amplia seus horizontes culturais, você inevitavelmente aprende novas maneiras de abordar os problemas existentes, novas maneiras de olhar o mundo e novas formas de ver uma questão global. É uma das melhores maneiras de crescer.

 

10. Ganhando mais tempo

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que desejou ter mais tempo no dia para fazer as coisas? Bem, pode soar contra-intuitivo, mas uma pesquisa na Harvard Business Review mostra que o voluntariado pode realmente fazer você se sentir como se tivesse mais tempo! É semelhante à ideia de que aqueles que doam dinheiro para a caridade se sentem mais ricos, com os participantes expressando que se sentiam mais “ricos em tempo” quando passavam menos tempo sozinhos ou perdiam tempo sem fazer nada de natureza positiva.

 

11. Ser feliz

Pesquisadores da London School of Economics descobriram que quanto mais as pessoas se ofereciam, mais felizes elas se sentiam. Embora a “felicidade” seja um sentimento difícil de quantificar, é provavelmente o resultado de uma combinação dos benefícios acima do voluntariado e como eles ressoam com todos e cada indivíduo.

 

Comece hoje!

Então, o que você está esperando? Encontre uma vaga de voluntariado no site que mais recomendo: www.atados.com.br e comece a fazer trabalho voluntário! Você nunca vai saber o quanto isso irá beneficiar você se você não começar.

Deixe uma resposta

Fechar Menu