Guia completo: como começar a fazer trabalho voluntário

Voluntariar é o ato de se dispor a uma causa ou a pessoas e/ou organizações sociais. Você tem vontade de começar a fazer trabalho voluntário? Existem alguns passos que você pode seguir para que tudo saia bem em sua primeira experiência como voluntário. Vamos falar desses passos, um a um:

  • Escolhendo uma causa social
  • Encontrando uma organização social que combina com você
  • Decidindo qual tipo de trabalho voluntário você quer fazer
  • Escolhendo o que você tem para oferecer

 

Escolhendo uma causa social

Para começar a fazer trabalho voluntário, a primeira coisa que você precisa pensar é com o que você quer trabalhar. Se você gosta de dar aula, então certamente educação é a sua causa social! Caso você seja doido pelos bichos, provavelmente proteção animal é a sua causa social!

Qual é a causa que mais combina com você? Separamos algumas das causas mais frequentes (com link) para você buscar vagas pensando em qual mais combina com você:

Educação, trabalhar com crianças e jovens, proteção e cuidado animal, combate à pobreza, direitos humanos, saúde, cultura, esportes e arte, meio ambienteConsumo consciente, treinamento profissional.

 

Encontrando uma organização social que combina com você

Primeiramente, antes de começar um trabalho voluntário você precisa saber onde encontrar uma organização social que atua na sua causa escolhida. Eu sempre usei e recomendo o site www.atados.com.br para buscar ONGs e vagas de trabalho voluntário. Todas as organizações cadastradas no site deles passam por uma espécie de  “controle de qualidade”, ali você só irá encontrar organizações sociais confiáveis! Você sempre deve verificar se o trabalho que a ONG exerce é confiável e honesto, por isso esse site já faz “metade do trabalho” para você. Basta entrar nesse endereço e buscar uma nova ONG para começar um trabalho voluntário ou escrever o nome de uma ONG que você quer saber mais: https://www.atados.com.br/ongs.

 

Decidindo que tipo de trabalho voluntário você quer fazer

Existem 3 tipos de trabalho voluntário. Saber qual formato você vai querer atuar adianta muito o trabalho da organização social em te receber também!

  1. Trabalho pontual: trabalho voluntário pontual é geralmente uma ação que ocorre em um dia ou um período específico e você tem o compromisso de participar da ação somente nesse dia/período. Esse tipo de trabalho voluntário é recomendado para quem não tem muito tempo e quer experimentar um trabalho voluntário.
  2. Trabalho recorrente: trabalho voluntário recorrente é um trabalho que funciona mais a longo prazo, geralmente é um projeto com início, meio e fim, que ocorre com periodicidade marcada previamente pela organização social (por exemplo: todas as terças-feiras, das 19h às 20h, você dará aula de reforço de matemática para jovens na organização). Esse tipo de trabalho voluntário exige maior compromisso e dedicação do voluntário, mas também é o que você mais vai aprender e crescer junto. Voluntariado é uma via de mão dupla!
  3. Trabalho à distância: trabalho voluntário à distância é todo o tipo de trabalho voluntário que pode ser feito de longe. Pode ser de um computador ou que o resultado final possa ser enviado por algum meio de comunicação. Geralmente esse tipo de trabalho voluntário tem a ver com comunicação, criação, escrita (idiomas, etc), programação de sites, ajuda em documentos, advocacia, análise de dados, tabulação de dados, etc.

 

Escolhendo o que você tem para oferecer

São muitas as habilidades que as organizações buscam, quando paramos para pensar não vem muitas habilidades na cabeça que podemos oferecer, mas você já pensou, por exemplo, em cozinhar para um batalhão de outros voluntários em uma ação voluntária? Praticamente toda ação voluntária demanda um voluntário que saiba cozinhar! Manda bem com redes sociais? Frequentemente as organizações sociais precisam de comunicadores que mandam bem com redes sociais para dar um boost em seus meios de comunicação. Sabe programar um site? Será muito bem vindo para renovar sites de organizações sociais! Fala outro idioma? Tradução e aulas de línguas são trabalhos frequentes também em organizações sociais.

Busque vagas de por Habilidades:

Cozinha, artes/Trabalho manual, Dança/Música, direito, educação, esportes, comunicação, gerenciamento, idiomas, computadores/tecnologia.

 

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário lá em baixo que eu respondo!

Deixe uma resposta

Fechar Menu